A “MAGIA” POR TRÁS DAS AÇÕES DE MARKETING DO OUTBACK

terça-feira, 16 maio, 2017 | 5:23 pm

Você já deve ter percebido que o Outback, ao promover alguma ação em seu restaurante, sempre obtém sucesso. É impossível não ficar sabendo sobre o que está rolando. Você pode até não consumir a campanha, mas com certeza ficou sabendo dela. Seja porque um amigo ou parente comentou com você ou porque você foi impactado diretamente por alguma mídia.
Mas, afinal, qual é o segredo do Outback para a propagação das suas ações de marketing?

Bom, para falar a verdade não há nenhum truque misterioso ou mágica. O Outback apenas executa o seu marketing com excelência. O sucesso da rede de restaurantes não está nem de longe atrelado as suas ideias de ações e promoções, mas sim, na execução competente de algumas boas práticas de marketing para Restaurante.

Mas que práticas são essas? A equipe da Nebraska foi a campo e analisou o caso. O resultado é esse dossiê incrível.

1. DIVULGAÇÃO INTEGRADA:

Muitos restaurantes divulgam uma promoção com apenas um flyer ou postagem nas suas redes sociais. Eles não se dão conta da força de uma divulgação integrada em vários meios de comunicação. Isso acontece pois a divulgação em mais de uma mídia possui um efeito multiplicador da campanha. Esse efeito é explicado pela frequência com que a ação impacta o possível cliente. Quanto mais vezes a promoção aparece, mais chances do cliente chamar ou comentar com amigos e conhecidos, e assim, gerar resultados. Nada melhor que divulgar em muitos meios de comunicação para que isso aconteça.

Todas as campanhas do Outback são divulgadas simultaneamente nas mais variadas mídias:
site, redes sociais (Facebook e Instagram), outdoors, comerciais de televisão, rádio e, por último, mas não menos importante, divulgação nas lojas físicas.

Divulgação do Festival de Ribs no Facebook.
Divulgação do Festival de Ribs no Instagram.
Divulgação do Festival de Ribs no site do Outback.

Obviamente algumas mídias, como a TV, seriam muito caras e abrangentes para restaurantes de pequeno porte, porém, muitas são bem acessíveis. O maior exemplo disso é a divulgação nos estabelecimentos, tão importante que dedicamos o próximo tópico inteiramente sobre isso.

2. DIVULGAÇÃO INTERNA – NO PRÓPRIO RESTAURANTE

O Outback explora bem a comunicação das campanhas em vigência em todo o restaurante. O lançamento do ovo Chokkie, por exemplo, foi divulgado através de Display de Mesa, Banner na Porta e Móbiles espalhados pelo estabelecimento, sendo praticamente impossível não ser impactado pela mensagem.

Display de Mesa divulgando o ovo Chokkie.
Banner de divulgação do ovo Chokkie na porta do restaurante.
Banner de divulgação interna do ovo Chokkie.
Móbiles divulgando o lançamento do ovo Chokkie.

Caso o restaurante se limitasse a apenas um ponto de comunicação, o ovo poderia passar despercebido. Afinal, o cliente poderia estar desatento durante esse único contato e acabaria não consumindo a comunicação.

Mas não no Outback! Fazendo a distribuição em diversos pontos, de forma até excessiva, a rede potencializa o alcance de pessoas e a frequência com que a comunicação é vista, fixando a mensagem na mente do consumidor e garantindo que ela seja vista, se possível, mais de uma vez.

Ah! Importante ressaltar também que quando o Outback faz uma ação todos os estabelecimentos participam. Nada de promoções em apenas uma ou outra unidade. Isso pode confundir o cliente!

3. CAMPANHAS DE LONGA DURAÇÃO

Muitos donos de restaurantes acham legal a ideia de promoções relâmpago, com duração de apenas um dia ou uma semana. Acontece que para esse tipo de ação obter sucesso precisa ser algo realmente bombástico. Como 50% de desconto ou os famosos “Pague 1 leve 2”. Mas, na maioria dos casos, não é bem isso que temos para oferecer.

Vamos ao caso do lançamento dos novos produtos de costela do Outback (Hamburguer é o principal).

A ideia é muito boa, porém, convenhamos, se o cliente tiver só uma semana para aproveitar, você tem certeza que ele iria? Talvez sim, mas muito provavelmente não. Como supracitado, se a campanha não for algo realmente fora do padrão, a sua ação é mais um desejo entre tantos outros do seu cliente, de forma que comer um hambúrguer de costela é realmente desejável. Mas, não se iluda, isso não será uma prioridade.

Durante essa semana talvez não seja possível, ele pode possuir outros compromissos, estar sem aquela grana ou o companheiro não está podendo também. Acredite, o cliente não vai girar o mundo dele de cabeça para baixo porque “É SÓ ESSA SEMANA!”.

Sendo assim, a melhor forma é oferecer um longo período de campanha, para que fique mais fácil e cômodo que seu cliente aproveite a promoção!

Como vemos nas fotos, essa campanha do Outback iniciou sua divulgação no Facebook no dia 06/03.
E no dia 05/05, o restaurante estendeu a campanha até 12/06. Mais de 3 meses para aproveitar quando for conveniente. Crie facilidade para seus clientes e não dificuldade.

4. EQUIPE BEM TREINADA

O processo é conhecido. Num dado dia o garçom chega ao trabalho e se depara com o novo material de comunicação falando sobre uma promoção ou ação da casa. No primeiro momento, ele até que entende o que vai rolar, mas muitas dúvidas pairam sobre sua cabeça: “E se o cliente perguntar…?’’, “Mas se acontecer dessa forma…?” ou “E se ele pedir mais isso…?’’.

Para quem projetou a ação essas perguntas podem parecer óbvias de serem respondidas, mas não para quem está “de fora’’ do desenvolvimento da ideia. Se não houver no mínimo uma reunião para que a campanha seja explicada e dúvidas sanadas, o entendimento de quem vai estar diante do seu cliente acabará prejudicado e isso pode afetar bastante os resultados.

Mais uma vez o Outback dá um show de execução, de forma que o garçom responde qualquer dúvida sobre o que está acontecendo na casa com muita segurança e tranquilidade. E eles vão além! Como se não bastasse eles responderem as dúvidas dos clientes adequadamente, eles costumam também ser treinados para vender as promoções, impulsionando ainda mais as vendas.

CONCLUSÃO

Muitos restaurantes ficam esperando por alguma ideia extraordinária achando que isso é o mais importante na hora de obter sucesso com suas ações de marketing. Equivocadamente acham que a criatividade por si só trará vendas. Errado. Campanhas e promoções comuns podem trazer muito faturamento e lucro, desde que a execução seja competente através de algumas boas práticas de marketing.

E você, está esperando o que para executar o seu marketing com competência? Conheça o Grupo Nebraska, a empresa que decola seu Restaurante!

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