Fator surpresa: o que seu restaurante pode aprender com o McDonald’s

Aprenda com os novos lançamentos do Mc Donald's importantes lições de inovação que vão fazer o faturamento do seu restaurante aumentar

segunda-feira, 17 julho, 2017 | 9:12 am

Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles num pão com gergelim. Você pode até não ter experimentado o sabor de um Big Mac, mas com certeza já se pegou cantarolado esse jingle. Não é mesmo?

Com 62 anos de estrada, o McDonald’s é a maior referência do segmento de food service com seu autêntico e pioneiro serviço de fast-food. Com filme, livro, documentário, estudos e notícias na grande mídia, a marca já é consagrada mundialmente. Mesmo com um cardápio tradicional, conhecido e amado por muitos, o restaurante não tem medo de se reinventar sempre lançando novos sanduíches e sobremesas, surpreendendo seu público fiel e conquistando novos consumidores.

Prova disso é a ação que a marca fez no último dia 27/06 lançando quatro novos produtos para o seu cardápio de inverno. São eles o Signature Caprese, a McFritas 4 Queijos, o McFlurry Kopenhagen de Língua de Gato Trufado e a Banana Split, esse último, em uma ação de co-branding, está associado aos Minions, personagens apaixonados por banana do filme Meu Malvado Favorito 3

O primeiro anúncio de Big Mac da história, o sanduíche símbolo da marca e conhecido mundialmente.

De acordo com o vice-presidente de marketing do McDonald’s Brasil, Roberto Gnypek, a nova estratégia da rede é apostar na variedade de produtos da Linha Premium e no aumento de opções de sobremesas para aumentar o ticket-médio da compra.

Diante dessas ações, fica um questionamento: porque uma marca com um cardápio tão bem consolidado e aceito pelos seus consumidores opta em inovar e trazer outras opções?

A INOVAÇÃO E O FATURAMENTO

Sabemos que qualquer tipo de ação de marketing oferece benefícios e possíveis riscos a marca. A não-aceitação por parte do público, os novos processos de preparo, e os custos de implementação e de novos ingredientes são alguns exemplos. Mas, apesar das ameaças, os benefícios podem ser muito maiores. A principal lição que podemos tirar com essa empreitada do McDonald’s é o fator surpresa.

 “Nossa estratégia de lançar novos produtos trazendo variedade para o cardápio e novas opções de sabor tem sido muito bem recebida pelos consumidores. Temos a oportunidade de surpreender nossos clientes e oferecer sempre uma experiência diferenciada a eles”, aponta Roberto Gnypek, vice-presidente de Marketing do McDonald’s Brasil.

Apesar de ser importante fidelizar a relação “cardápio-cliente”, oferecer novidades também geram um impacto positivo nesse relacionamento. Seja lançando um novo produto ou apresentando uma versão nova de um já existente, esse tipo de ação demonstra para o consumidor que a marca está atenta e disposta a continuar agradando. Além disso, a conquista de novos clientes também se dá nessa ação de lançamento de novos produtos pois o público ganha outras opções para experimentar e conhecer a marca.

A McFritas 4 Queijos é um bom exemplo de uma releitura de um produto já consolidado e amados pelos clientes.

Aplicar esse tipo de ação em seu estabelecimento pode garantir os mesmos resultados na obtenção o fidelização de clientes. Um aprendizado importante a ser extraído da análise desse case do McDonald’s é a importância de manter como base os sabores e opções que já são conhecidas do público. A proposta é inovar e não alterar a identidade dos produtos que já estão fidelizados com o público. Seguir esse caminho de alteração pode provocar um efeito reverso afastando o consumidor tornando-o desconhecido da marca.

EM QUE ÉPOCA INOVAR?

A inovação precisa de um propósito. A mudança pela mudança não justifica os esforços para a criação de um novo prato ou alteração do cardápio. A queda sazonal de faturamento ou uma estação como o inverno são excelentes oportunidades para inovação.

Não pense que esse tipo de movimento feito pelo McDonald’s não pode ser aplicado no seu restaurante. Para o inverno é possível criar opções de caldos e fondue, para a temporada junina, pratos típicos, no verão, um novo cardápio de drinks com frutas da estação. O importante é não se manter o mesmo, mas atrair novos clientes e surpreender aqueles que já conhecem a sua marca.

E aí, quais são as inovações que você vai fazer?

Por: Bernardo Fasano

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