Imagina na Copa!

segunda-feira, 21 maio, 2018 | 1:44 pm

Imagina na Copa!

Está tudo preparado. Jogadores convocados, torcida feita. Vai começar mais uma edição da Copa e a mesma pergunta sempre ocorre: o que fazer esse ano?

Em 2014 a Copa foi no Brasil, houve uma grande euforia e todos acharam que a copa ia salvar o trimestre que normalmente é o pior para todos os restaurantes. Mas a expectativa foi um tanto frustrada. Vamos ser sinceros: quem se preparou se deu bem, quem não se preparou ficou um pouco para trás.

E esse ano, faltando menos de um mês para a Copa, você já preparou o seu restaurante? Se ainda não, temos umas dicas de ações de marketing para restaurantes, rápidas de serem feitas e fáceis de serem implementadas, para você correr e conseguir implantar! Porque afinal, a Copa já começa dia 14/06!

  • Primeiro passo: Não se esqueça dos Dias dos Namorados.

Calma aí? O primeiro passo é Dia dos Namorados? Você não ia falar de Copa? Sim, vamos falar de copa, mas não podemos esquecer que no dia 12/06, dois dias antes do início da copa, é Dia dos Namorados. Essa data, em geral, traz a oportunidade de aumentar bastante o faturamento dos restaurantes (esse ano cai numa terça-feira, que normalmente não é um dia bom para você, né?).  Bom, é importante ressaltar que (a não ser que vocês sejam um casal viciado em futebol), não muito romântico sair pra jantar com umas bandeirinhas do Brasil, certo? Portanto, não podemos negligenciar essa data. Invista em armar o cenário para os casais!

Prepare as ações de marketing e vendas do seu restaurante para o Dia dos Namorados em paralelo com as ações para a Copa. Mas não deixe de aproveitar a data para aumentar o faturamento do seu negócio.

  • O povo quer festa!

Está lembrado do “Carnacopa”? Copa é festa, alegria e diversão! É disso que o povo gosta! Mas calma, não precisa transformar o seu restaurante em uma boate, não é isso. Mas você precisa entrar no clima! Decore a sua casa, decore os seus garçons, vista a camisa, entre na torcida! Faça o seu cliente perceber que o seu restaurante está no clima da copa, torcendo junto pelo Brasil.

  • … mas também quer ver jogo.

O público quer festa, mas também quer ver jogo, não é mesmo? Então, prepare a infraestrutura do seu restaurante para transmitir os jogos com alta qualidade. Invista na sua TV ou em um telão, crie uma estrutura de conforto para que seu consumidor se sinta em casa assistindo os jogos no seu restaurante.

  • Não force a barra!

Você já olhou os horários da copa? Tem jogo do Brasil em uma sexta-feira, às 9 horas da manhã. Provavelmente o seu restaurante não está aberto e caso esteja, dificilmente alguém irá tomar um chopp ou comer uma picanha nesse horário. Então, não adianta dedicar o seu esforço em promoções que ninguém vai consumir.

Uma boa dica é fazer promoções que tem validade para o mês todo, por exemplo,  divulgar o seu produto que tem mais sinergia com a Copa do Mundo. Faça promoções que não se limitem somente aos horários dos jogos. Algumas dicas são investir em cardápios especiais com pratos temáticos ou criar uma carta de drinks especiais inspirados em  cada país. Use a sua criatividade aliada à sua necessidade.

Dê uma olhada no exemplo do Mc Donalds, que mesmo não sendo um lugar para assistir jogos, aproveita muito bem a época para fazer uma mega promoção e aumentar o faturamento durante a Copa.

Ou que tal fazer um brinde como o exemplo abaixo do Outback, que oferece a compra de um combo com um alto ticket somado à uma caneca de brinde? Quem não vai querer uma caneca da Copa? A hora é essa!

  •  Preciso de promoção para a hora do jogo?

Essa não é a pergunta certa, a pergunta é “Seu restaurante já lota na hora do jogo? Ele tem o costume de ser um ambiente que as pessoas assistem futebol?”.  

> Sim meu restaurante já enche, é um point do futebol!

Então ótimo! Você não precisa de uma promoção para a hora do jogo, e se fizer, é bem provável que seu ticket médio caia, pois o consumidor que ia gastar X vai gastar menos devido à sua promoção.

No entanto, se o seu objetivo é aumentar o ticket médio e tentar lucrar ao máximo no momento que seu bar está lotado, uma boa dica é aplicar táticas de cross-selling ou up-selling (leia o nosso texto) oferecendo alguns petiscos ou criando um combo para que as pessoas não fiquem apenas na cervejinha.

Outra opção é tentar atrair o cliente antes do jogo e manter ele depois. Que tal dose dupla uma hora antes do jogo começar? Isso pode ajudar o seu bar a encher mais cedo e você a começar a faturar logo.

Se o seu estabelecimento já é sucesso para os apreciadores do futebol, imagina na copa!

> Não! Meu restaurante não enche!

Então sim, uma promoção é uma boa idéia. Vale investir em ações de marketing e vendas bem atrativas, ou seja, não faça promoções em que o valor percebido pelo cliente seja pouco: não adianta diminuir apenas 10% no valor do chopp, por exemplo. Planeje bem, e execute sem erros! Como um craque faria.

As possibilidades de ações para essa época de Copa são muitas e o seu estabelecimento pode faturar bastante se você souber aplicar boas estratégias de marketing e vendas.

Precisa de ajuda? A Nebraska é uma agência especializada em marketing para restaurantes e pode auxiliar no sucesso do seu negócio! Entre em contato conosco e não deixe passar as oportunidades.

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