Cross-selling e up-selling em restaurantes: chegou a hora de fazer

quarta-feira, 2 maio, 2018 | 4:34 pm

Saiba como essas práticas de marketing podem maximizar seu ticket médio e alavancar o faturamento do seu estabelecimento

O  nosso dia a dia esconde excelentes ações de marketing que podem ser aplicadas para alavancar as vendas do seu restaurante. Essas práticas são tão enraizadas e comuns em nosso cotidiano que, na maioria das vezes, não conseguimos analisá-las e perceber a sua eficácia, como é o caso do cross-selling e up-selling.

Esses termos devem soar um pouco estranhos, mas você com certeza já vivenciou situações nas quais  essas técnicas de vendas são aplicadas.

  1. O UP-SELLING DA PIPOCA NO CINEMA

Sempre que vamos ao cinema, a mesma cena se repete com milhares de espectadores: a caminho da sala de exibição do filme, você é atraído pelo irresistível cheiro da famosa pipoca de cinema e por um preço razoável: pipoca pequena por cinco reais. Decidido a comprar, você vai  ao caixa, e o atendente, sempre bem treinado, faz aquela pergunta-chave:

– Por mais 2 reais você pode levar a nossa pipoca média, por mais 4 reais a  pipoca grande e ganhar o pôster e a caneca personalizada do filme. Deseja fazer esse acréscimo?

Como resistir? A pipoca grande aparenta ser mais que o dobro da pequena. Ou seja, com apenas 4 reais você ganha outra pipoca, e mais brindes para levar para as crianças, como citamos anteriormente (em alguns filmes). Um ótimo negócio, sim ou com certeza?

Esse é um exemplo clássico de up-selling. A pessoa é atraída por um produto mais barato, porém, na hora da compra é “convencida” a optar por um produto de maior valor agregado que proporcionará uma experiência melhor. Essa técnica se repete quando você pede um Big Mac e o atendente sugere um hambúrguer com carne dupla, ou um hambúrguer de picanha e por aí vai. Isso acontece frequentemente quando se está no restaurante: pede-se o prato mais barato e o atendente sugere o melhor prato da casa, ou aquele que tem mais saída, e assim por diante.

  1. O CROSS-SELLING DA PIPOCA NO CINEMA

Voltemos ao exemplo da pipoca. Após decidir comprar uma pipoca grande por nove reais, você novamente é surpreendido com outra pergunta, pelo mesmo atendente bem treinado:

– Você gostaria de acrescentar à sua compra um refrigerante grande, para acompanhar a pipoca, por apenas 5 reais?

E aí, como resistir? Durante o filme, e para acompanhar a pipoca, um refrigerante cai muito bem.  Você, claro, nem pensa muito, afinal são só mais 5 reais.

Desta vez, foi sugerido um produto complementar usando o cross-selling. Nessa estratégia, é oferecido um complemento do produto da compra que está sendo realizada. Isto é, um café para acompanhar a sobremesa, um chopp para acompanhar um petisco, uma taça de vinho para acompanhar uma massa, uma cerveja artesanal que harmoniza-se muito bem com uma tábua de frios, entre outras opções.

Pronto, negócio feito. Você, que inicialmente foi atraído por apenas 5 reais, comprou o um outro produto e gastou 14 reais, mais que o dobro. E é dessa forma que se configura o cross-selling e up-selling. Assim, grandes marcas e redes, como o McDonalds, conseguem maximizar o ticket médio, melhorando a experiência do consumidor com a marca, tornando a alimentação fora de casa um prazer e, como consequência, aumentando o  faturamento.

Que tal começar a pensar quais ações de cross-selling e up-selling funcionam para o seu negócio vender mais e melhor? Experimente! Todos ganham.

Interessado pelos nosso serviços?