Qual a maior oportunidade que você perde no mundo dos negócios?

sexta-feira, 25 maio, 2018 | 3:44 pm

No que se refere a estratégias de marketing e vendas, a maior oportunidade perdida é não aprender com o Mc Donald’s!

Mas, como assim? Aprender a fazer hambúrguer? Aprender o modo rápido de produção? Não! Você deve aprender sobre as estratégias de marketing e venda feitas por eles.

O sucesso do McDonald’s não é por mera sorte! É um negócio genialmente planejado com ações de sucesso de marketing e vendas. Uma dessas estratégias é como eles atraem clientes para o restaurante com preços muito baixos e lucratividade alta. Esse exemplo, podemos perceber na campanha “Clássicos do Dia”.

Nessa promoção, O Mc Donald’s te atrai com uma oferta irresistível: os hambúrgueres clássicos (os preferidos do consumidor) por um preço muito atraente:  apenas oito reais. Onde, hoje em dia, você consegue um lanche por um preço tão acessível?

Mas será que isso é um bom negócio?

Você dono de restaurante, ciente dos custos do seu negócio deve estar pensando: “Vendendo a oito reais, dificilmente eles possuem uma margem de lucro tão alta, devem lucrar pouco, será mesmo que vale a pena? Teria que vender em grande volume”.

Bem, esse é um dos erros mais comuns que as pequenas empresas cometem. Fazer uma promoção do seu melhor negócio (aquele que efetivamente você lucra) para atrair mais clientes.

Mas fazendo isso, o que acontece com essa estratégia fraca?

Você começa a sofrer com a chamada “corrida dos ratos” de marketing (já leu Pai Rico e Pai Pobre?). Você começa a perseguir clientes, utilizando um marketing caro e oferecendo uma oferta que não te gera lucros suficientes. Ou seja, você faz provoca um enorme esforço, mas com resultado ineficiente, assim como um rato de laboratório tentando escapar correndo em uma roda ou em volta de um labirinto.

Mas não é isso que o McDonald’s está fazendo?

Não! O Mc Donald’s não oferece de cara o “seu melhor negócio”. Inicialmente, ele oferece uma proposta de valor atrativa, entretanto não é a sua oferta total. Quando você compra o hambúrguer barato, através da estratégia de cross-selling (lembra que falamos disso nesse texto), eles vão te oferecer adicionalmente suas batatas fritas e uma bebida por R$ 11,90 a mais. Com esse aumento, eles mais do que dobraram o ticket de vendas e, mais importante, é na batata e na bebida que tem a maior parte do lucro.

Então, para não perder oportunidades quando se fala de estratégias de marketing e vendas, para redes de fast-food, aprenda com o McDonald’s. Na sua próxima venda, aumente o valor do ticket médio da refeição. Venda MAIS aos seus mesmos clientes!

Se você precisa de um auxílio nessa parte de ações de marketing para restaurantes, a Nebraska pode te ajudar! Somos uma agência de branding especializada no segmento de alimentos e bebidas. Entre em contato conosco e saiba mais sobre como elaborar estratégias de marketing que podem aumentar o sucesso de bares e restaurantes. Nós aprendemos com os melhores, e colocamos isso à disposição do seu negócio! Vamos conversar?

 

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